Voltar

13º salário: o que todo colaborador deve saber sobre esse bônus?

Trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas têm direito ao 13º salário. A quantia a ser recebida vai depender da quantidade de meses que foram trabalhados.

Fórmula ajuda a calcular a quantia que deverá ser recebida no 13º salário.

Ao final do ano, todo trabalhador que tem carteira assinada é beneficiado com o 13º salário. Essa gratificação foi um benefício implementado em 1962 no Brasil e garante ao empregado um extra a cada mês trabalhado. Ou seja, nos últimos dois meses do ano, o funcionário deverá receber uma quantia referente a 1/12 avos do salário mensal.

Apesar do 13º salário estar presente há tempos no mercado de trabalho brasileiro, ainda existem pessoas que possuem dúvidas a respeito desse bônus. Para solucionar esse problema, o blog da Albatroz preparou um material que explica quem tem direito, como é feita a contabilidade e quando o valor começa a ser distribuído.  

13º salário deve ser pago até 20 de dezembro

Quando o assunto é o 13º salário, existem alguns pontos a que os trabalhadores precisam ficar ligados. Sendo eles:

Quem pode receber?

O 13º salário é um benefício que se direciona para trabalhadores urbanos, domésticos rurais ou avulsos que sejam contratados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, só terá direito a esse bônus, aquele que obtiver pelo menos 15 dias trabalhados. Quem teve o contrato encerrado, também recebe o benefício, porém o pagamento será feito na hora da rescisão, e, desde que não tenha sido uma demissão por justa causa.

Um outro grupo de pessoas que também se beneficiam do 13º salário são os aposentados e pensionistas dos INSS, que recebem um abono anual.  

Como o 13º é pago?

O 13º pode ser pago em uma parcela única ou dividido em duas, isso vai depender de cada empresa. Caso a opção seja pela divisão do valor, a primeira quantia precisa ser paga entre fevereiro e novembro. Já a segunda deve acontecer até o dia 20 de dezembro.

Como calcular a quantia a ser recebida?

A quantia a ser recebida no 13º salário, corresponde a 1/12 avos do salário. Então, para saber qual será o valor recebido, existe uma conta que pode ser feita: o valor do salário mensal dividido por 12. O resultado deve ser multiplicado pela quantidade de meses que foram trabalhados no ano.

Exemplo:

Um profissional recebe 1.200 e foi admitido em março de 2020. 

Meses trabalhados: 9.  

Salário: R$: 1.200. 

13º = 900. 

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.