Voltar

A diferença de os eventos de pequeno, médio e grande porte

Quantidade de pessoas define o porte do evento.

Independente da classificação, apostar em segurança é sempre uma medida primordial em qualquer evento.

Casamentos, reuniões, congressos, espetáculos, formaturas: todos se encaixam na definição de evento. Mas o que faz com que o porte de um para outro mude, é a quantidade de público que estará no local. Existem, basicamente, quatro definições possíveis para classificar o porte do evento: pequeno, médio, grande porte e o mega.

Evento de pequeno porte: Como já dá para associar pelo nome, essa categoria diz respeito àqueles que possuem uma quantidade pequena de pessoas em seu interior, ou seja, são aqueles eventos mais intimistas em que não há necessidade de contar com uma grande quantidade de recursos.  

Em geral, se encaixam nessa categoria congressos, seminários, festas, formaturas, feiras e casamentos, por possuírem número limitado de pessoas. De acordo com o site Turismologia, um evento de pequeno porte é direcionado para até 200 pessoas. Passando disso, já muda a classificação.  

Médio porte: Sabendo que a classificação anterior não passa da segunda centena de pessoas, qualquer organização que tenha o número superior, já entra na categoria de médio porte. Assim como eventos de pequeno porte, congressos, seminários e festas, também estão presentes aqui, porém, com quantidade máxima de 500 pessoas.  

Grande porte: Todas as categorias acima podem ser habituais em nosso dia a dia, porém, o evento de grande porte são os que, em sua maioria, as pessoas estão mais acostumadas a participar. São os que envolvem o serviço de turismo e hotelaria. Aqui podemos classificar as seguintes organizações: shows, grandes feiras, eventos esportivos, religiosos, culturais e etc. Ou seja, são todos os que comportam uma quantidade superior a 500 participantes.  

Mega evento: Rock in Rio, jogos de futebol, Carnaval, Lollapalooza, Olimpíada, Copa, são alguns dos eventos que podem ser classificados como mega eventos. Isso porque, assim como os de grande porte, utilizam outros diversos serviços da Prefeitura ou Município e comportam mais de cinco mil participantes.  

Segurança varia conforme a classificação  

Quando vamos planejar uma festa de aniversário ou qualquer outro evento, é muito comum fazermos uma lista para sabermos o número de pessoas que estarão presentes e, com base nisso, oferecer o melhor para os convidados. Isso é necessário para o planejamento de qualquer evento.  

A partir do levantamento de participantes é que será possível desenvolver toda a estrutura e detalhamento da organização. Por se falar em estrutura, um aspecto essencial é a segurança. Independentemente do tipo de vento selecionado, é necessário preocupação com segurança e até com a contratação de vigilante, e outros profissionais que irão auxiliar a fazer com que o seu evento seja um sucesso.  

Optar pela contratação de empresas que fornecem o serviço de segurança e facilities ao organizar um evento é uma aposta certeira, porque mais do que manter as pessoas em segurança, é possível manter tudo organizado, contando com profissionais treinados e capacitados atuando em outras funções, como recepção, copa, limpeza etc.