Voltar

Burnout é uma das doenças do século! Saiba como evitar

Policiais, bombeiros, profissionais da área da saúde e mulheres que tenham dupla jornada são mais propícios ao desenvolvimento da síndrome. Existem métodos que ajudam na cura da doença.

Burnout é o esgotamento profissional e emocional.

Uma série de doenças atinge a população. E, dentre elas, está o burnout. Você já ouviu falar sobre essa síndrome? Associada ao desgaste profissional, quem desenvolve esse problema tende a deixar de ser produtivo, ficar estressado com facilidade e ter dificuldade com a proatividade.

Pare e pense! Seu trabalho se tornou o seu principal pensamento e faz com que evite interações sociais porque está ocupada demais pensando nele? Se a resposta para esse pergunta for sim, provavelmente você está sofrendo de burnout. Mas calma! Porque tem como curar e, caso ainda não esteja passando por isso, adotar atitudes que podem evitar o desenvolvimento desta síndrome.  

Sintomas do burnout 

A síndrome de burnout tem um grande número de sintomas que podem ser diagnosticados, uma vez que ela afeta tanto a vida pessoal como a profissional, o que, consequentemente, provoca um esgotamento físico e emocional. Mas, dentre o alto número, os mais comuns são:

  • Baixa autoestima; 
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Mudança de comportamento;
  • Agressividade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Afastamento social;
  • Irritabilidade.

Como curar ou prevenir a doença?

O burnout tem cura! Mas, para isso, é necessário tornar algumas medidas frequentes no dia a dia.

Aprender a dizer não 

Muitas pessoas têm dificuldade em falar não para os demais, principalmente para o seu chefe ou qualquer outro indivíduo dentro do mercado de trabalho. Entretanto, saber rejeitar algumas coisas é uma forma de evitar o acúmulo de trabalho e responsabilidade e com isso conseguir preservar a sua saúde mental.  

Tenha uma boa alimentação  

Ter um bom hábito alimentar ajuda em todos os fatores. Isso porque os alimentos são ricos em nutrientes e substâncias essenciais para o nosso organismo. Com uma alimentação adequada, é possível repor energia, melhorar o humor e ter um sono mais preciso.  

Faça exercícios constantemente  

Fazer exercícios físicos durante a semana ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de ser uma forma de descontração. Três vezes por semana já é o suficiente.  

Não deixe a vida social de lado  

Por mais complicadas que as coisas estejam, deixar a vida social de lado não é algo discutível. Por isso, ao sair do trabalho, esqueça tudo relacionado a ele e só volte a pensar no dia seguinte. Aproveite esse tempo para se divertir, interagir com os amigos e fazer coisas que goste.  

Quem pode desenvolver?

Todo mundo está sujeito ao desenvolvimento do burnout. Porém, existem algumas profissões que são mais propícias. Algumas delas são: policiais, bombeiros, recursos humanos, profissionais da área da saúde e educação, e mulheres que tenham dupla jornada.  

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.