Voltar

Como deverá ser o retorno ao escritório pós-pandemia?

Uso de máscara, álcool em gel e higienização constante das mãos e ambientes são ações que vão permanecer junto com outros procedimentos que temos executado nesses últimos meses.

Empresas de limpeza vão ser mais procuradas no pós-pandemia.

O cenário pós-pandemia ainda é incerto, porém algumas cidades já estão flexibilizando o isolamento social. Na capital paulista, que se encontra na fase amarela da flexibilização, já é possível retomar aos trabalhos no escritório. Mas, diante de tantas mudanças que vivemos nesses cinco meses, vai ser necessário uma nova adaptação, porque mesmo que a gente já esteja saindo de casa, o coronavírus ainda não foi erradicado.

O pós-pandemia ainda não está prestes a acontecer, porém, para evitar um novo avanço da doença, algumas medidas vão ter que ser adotadas em todos os ambientes, principalmente nos escritórios. Separamos algumas ações que vão ter que estar presentes no novo normal do dia a dia das empresas.

Reflexos visíveis no pós-pandemia

Mais do que retomar as atividades presenciais, a preocupação com a saúde dos colaboradores é essencial. Por isso, seja agora ou no pós-pandemia, essa é a primeira preocupação que as organizações precisam ter. Calcula-se que as mudanças mais comuns nesse novo cenário sejam:

  • Reuniões online;
  • Diminuição do tamanho dos escritórios;
  • Implantação do home office em alguns dias da semana;
  • Escala de funcionários;
  • Adoção de sistemas de medição corporal.
  • Cuidados que precisam ser adotados

Muitas ações que temos feitos nesses últimos meses vão continuar, afinal, nada está encerrado. Então, além de ter uma frequência de limpeza mais efetiva e intensa, continuar fazendo a utilização de máscaras, uso de álcool em gel e lavar as mãos com frequência.

Distanciamento entre os colaboradores

1,5 metro é a distância mínima que cada pessoa vai ter que manter da outra durante o expediente. Seja na mesa de trabalho, transporte, entradas ou demais espaços do escritório, não se pode ficar muito perto e muito menos aglomerar.

Automação em portas e janelas

Priorizar as portas e janelas abertas é uma das ações que devem passar a ser frequentes. E, para evitar que os colaboradores tenham que tocar nas maçanetas - uma das partes que mais acumula microrganismos - sensores devem ser instalados para fazer a abertura e fechamento.

Contratação de empresas de limpeza

Uma boa higienização é capaz de deixar os ambientes limpos e protegidos. É por essa razão que a busca por empresas que fornecem esse serviço deve ser uma atitude comum. Pois a preocupação com esse serviço será redobrada de agora em diante.

Mudanças no horário

Com a necessidade de evitar aglomerações, os departamentos devem realizar alterações nos horários dos colaboradores, sejam de entrada, saída ou pausas. Todos devem ser repensados para que não haja a junção de um grande número de pessoas em um determinado ambiente.

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.