Voltar

Confira o que não pode faltar em um profissional de segurança

Ter uma boa apresentação e saber lidar com as pessoas são características que não podem faltar em quem atua nessa profissão. Descrição e atenção, são outros fatores extremamente importantes.

Busca pelo profissional de segurança tem aumentado devido a alta da criminalidade.

Devido ao crescimento da criminalidade, a procura por profissionais de segurança tem sido uma estratégia por parte das empresas, organizações e condomínios que têm apostados nesses profissionais para tentarem ficar ilesos a roubos e assaltos.

Entretanto, apesar dos profissionais de segurança estarem presentes pelas cidades e serem treinados para atuarem em uma variedade de posições e prontos para exercerem o seu serviço, você sabe quais são as características indispensáveis que eles precisam ter para atuar com qualidade e como devem se portar diante das situações? Abaixo, separamos as características principais.  

Características do profissional de segurança  

Assim como em todas as profissões, o profissional de segurança precisa ter respeito, disciplina e educação. Porém, para atuar nessa área que exige uma postura mais séria, é necessário contar com outros requisitos para que trabalhe bem e ganhe a admiração dos demais.

1 - Postura

De todas as características que um profissional de segurança precisa ter, a postura vem em primeiro lugar. Porque é dessa forma que ele se apresenta para todos que estão nos espaços.

Por isso, é necessário que tenha uma boa aparência, ou seja, estar com os uniformes sempre arrumados, postura ereta e evitar o uso de objetos extravagantes e informais. Algo indispensável é prezar pela higiene.  

2 - Simpatia  

Não tem nada melhor do que ter alguém simpático nos atendendo ou trabalhando para nós. E para os vigilantes, essa é uma característica que tem que ser marcante pelo fato dele estar sempre em contato com o público.

Lembre-se, ser simpático não significa concordar com tudo o que acontece ao redor, pelo contrário, é saber se posicionar perante aos demais e reprimir situações de maneira cordial.  

3 - Atenção  

Um profissional de segurança precisa estar sempre atento aos acontecimentos ao seu redor. Pois só dessa forma ele consegue controlar ou contornar as situações.

Alguém focado no que está fazendo consegue ter uma visão mais ampla do que está acontecendo no lugar, agir antes que algum ato possa ser executado e decorar informações que podem ser úteis ao sistema de segurança.

4 - Saber se comunicar  

Uma boa comunicação é a base de tudo. E, para quem lida diretamente com as pessoas, é indispensável ter essa forte característica. Quando você domina o ato de se comunicar, consegue ser mais confiante no que está sendo dito e, com isso, passar a autonomia que um profissional de segurança precisa passar.

Porém, é necessária a utilização de um tom de voz correto para que a manifestação surta o efeito desejado.

5 - Agilidade e discrição

Estar pronto para agir em qualquer situação é algo enraizado na profissão, porque só assim o profissional de segurança consegue agir da forma correta ao sinal de qualquer imprudência. Calma, coragem e proatividade são adjetivos que precisam da agilidade.

Ser discreto, principalmente em situações mais delicadas, faz com que não gere um alvoroço e seja mais fácil de contornar o problema. Por isso, descrição não pode faltar. Além de que, tudo o que for ouvido ou apresentado há necessidade de manter sigilo.

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.