Voltar

Descubra quais são as doenças adquiridas no ambiente de trabalho

Grande quantidade de pessoas que circulam pelo espaço aumenta a propagação de microrganismos.

Higienização das mãos e evitar aglomerações são formas de evitar o contágio de doenças adquiridas no ambiente de trabalho.

Lugares com grande circulação de pessoas são os que mais atraem vírus e bactérias. Os escritórios são espaços que concentram várias pessoas em seu interior, sejam elas um público fixo ou flutuante, por isso é necessário ter atenção com esse local para manter a saúde. Você sabe quais são as doenças adquiridas no ambiente de trabalho?

Um espaço com uma higienização ruim é capaz de não só prejudicar a saúde das pessoas que transitam por ali, como também deixá-los menos produtivos, pois locais desarrumados e sujos tendem a interferir na qualidade do serviço prestado pelos colaboradores. 

Doenças adquiridas no ambiente de trabalho  

Os vírus não morrem após saírem do hospedeiro. Eles ficam por alguns segundos no ar e depois instalam-se em superfícies antes de morrerem. Porém, esse curto tempo que ficam soltos é o suficiente para ser infectado e desenvolver alguma das doenças adquiridas no ambiente de trabalho. É por essa razão que esses espaços são os que mais precisam de limpeza. 

A quantidade de infecções que podem ser desenvolvidas por vírus e bactérias é alta. Porém, existem algumas doenças que são as mais comuns. São elas:  

  • Gripe - originada de vírus, pode ser fatal e causa febre e dores no corpo, entre outros sintomas; 
  • Resfriado - infecção causada por múltiplos vírus, e que atinge nariz e garganta;
  • Virose - doença causada por microrganismos e que não é possível de diagnosticar o causador;
  • Conjuntivite - irritação ou inflamação no olho que pode ser originada de uma alergia ou vírus;
  • Amigdalite - inflamação na garganta, causada por vírus, mas que também pode ter origem bacteriana;
  • COVID-19 - causada pelo novo coronavírus, tem variações nas infecções e pode ser fatal.

Como evitar o contágio?  

A limpeza dos espaços, principalmente de objetos compartilhados, é o método mais eficaz para ficar livre das doenças adquiridas no ambiente de trabalho. Porém, não é a única forma de prevenção. Existem outras medidas que precisam ser adotadas com frequência, principalmente no frio, época em que as infecções virais aumentam.

Higienização das mãos com frequência 

A lavagem da mão tem sido uma das maneiras mais certeiras para evitar o coronavírus, porque só essa ação é capaz de purificar essa parte do corpo e eliminar os vírus e bactérias. Fazer dessa atitude algo frequente é uma forma de evitar o contágio das outras doenças.

Evite aglomerações

Evitar espaços sem circulação de ar, como ambientes fechados e com grande presença de pessoas, é outra alternativa para não pegar doenças adquiridas no ambiente de trabalho. Por isso, dê preferência para ambientes abertos e com poucas pessoas juntas.

Consumo de alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é um componente que auxilia no fortalecimento da imunidade. Então, consumir alimentos ricos nesta propriedade auxilia na não aquisição de doenças transmissíveis.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.