Voltar

Entenda o que é a profissão vigilante e como eles atuam

Profissão vigilante é importante em todos os estabelecimentos, pois é um serviço responsável pela segurança pública, privada e pessoal.

Brasil tem mais de um milhão de vigilantes.

A profissão vigilante é uma das que mais tem crescimento no Brasil, seja no trabalho formal ou informal. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, existem mais de um milhão de profissionais - o número é maior do que a quantidade de policiais civil, militar e federal no Brasil inteiro. Quem atua como vigilante, tem a chance de trabalhar em várias áreas, pois é um segmento que tem uma ampla quantidade de setor que necessitam de atenção e cuidados.

A profissão vigilante é importante para todo mundo, e não é atoa que a quantidade de pessoas que exercem ou querem essa função, tem aumentado nos últimos anos. Para entender melhor como esses profissionais atuam e o que eles fazem, explicamos tudo neste artigo. Confira!

O que é a profissão vigilante?

Profissão vigilante nada mais é do que um serviço responsável pela segurança pública, privada e pessoal. Quem atua nessa área precisa passar por um curso de formação para tirar a Carteira Nacional do Vigilante e ter a permissão para atuar na área, já que é um serviço que exige muito cuidado e atenção, principalmente quando se faz o uso de armas e transporte de valor.

Se parar e pensar, vai lembrar que já se deparou com esse profissional em um banco, shopping, universidade, trem ou metrô, porque eles estão presentes nesses e em vários outros lugares, afinal, todos os espaços precisam de cuidado e segurança. O bom da profissão vigilante, é que ela possibilita que você atuem em vários setores, como:

  • Colégios e Universidades
  • Bancos
  • Transporte
  • Centros logísticos
  • Empresas
  • Portos e aeroportos

Ou seja, a profissão vigilante permite que os profissionais dessa hora tenham a chance de atuar em várias frentes e se depararem com os mais variados serviços, fazendo com que sempre estejam aprimorando os seus conhecimentos, seja pessoal ou profissional.

Regulamentação da profissão

A profissão vigilante é antiga no Brasil, ela existe, formalmente, desde 1983. Ela é regulamentada pela Lei n. 7.102 que estabelece critérios e instruções para o exercício da profissão. Segundo a lei, os vigilantes: “Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências”.

Para seguir essa profissão, existem algumas recomendações que precisam ser seguidas, sendo algumas delas:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;
  • Ter instrução correspondente à quarta série do primeiro grau;
  • Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante;
  • Ter sido aprovado, em curso de formação de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos desta lei;
  • Ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico;
  • Não ter antecedentes criminais registrados;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

Como vigilante atua?

Existem algumas exigências para quem atua como vigilante, afinal, é preciso se atentar a alguns pontos essenciais para fazer um bom trabalho. Por isso, atenção, concentração e postura são características importantíssimas de quem atua nesta área. Por se tratar da segurança das pessoas e dos espaços, não é possível se distrair porque qualquer erro pode ser falta. Um bom profissional de segurança tem uma boa apresentação e sabe lidar com as pessoas. Descrição e atenção, são outros fatores extremamente importantes.

Aqui na Albatroz, nossos profissionais são todos treinados e estão à altura para atender qualquer necessidade e atuar em qualquer espaço, pois, se o assunto é segurança, a gente entende bem. Não é atoa que estamos há mais de 30 anos neste ramo e crescendo.