Voltar

ESG: o que é, como aplicar e sua importância para as empresas

Cada dia mais as pessoas têm buscado e apoiado organizações que aplicam o ESG no seu negócio. Não fique para trás e aposte também.

ESG é uma forma de preservar o meio ambiente e fazer pessoas e organizações crescerem

Um assunto que tem sido cada dia mais comum no cotidiano das pessoas é o ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês que significa ambiental, social e governança - no português pode ser encontrado como ASG -, ou seja, está relacionada a práticas que uma organização precisa ter que vão além de evitar a deterioração dos recursos naturais. Também se relaciona com o combate a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais e a falta de uma gestão íntegra.

Apesar de ser algo cada vez mais comum e adotado, é normal encontrar aqueles que ainda se perguntam sobre o que é isso e como utilizá-lo nas empresas. É por essa razão, que preparamos um artigo recheado de informações para ajudar a sanar suas dúvidas sobre o ESG e ajudá-lo a adaptar o seu negócio da melhor forma possível.

Antes de entrarmos mais a fundo neste assunto, é preciso que tenha uma coisa em mente. ESG é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam.

O que é ESG?

Conforme já indicado, ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês que significa ambiental, social e governança, e trata-se de um conjunto de padrões de boa práticas que visa definir se uma empresa é socialmente constante ou não, se ela é sustentável e se é gerenciada corretamente.

Apesar do termo ter sido pronunciado pela primeira vez em 2004 após uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, só em meados de 2020 que ele ganhou maior visibilidade. Muito disso por causa dos alertas cada vez mais constantes a respeito das questões ambientais, sociais e governamentais e também devido a pandemia de Covid-19, que escancarou a necessidade de uma agenda de desenvolvimento consciente.

No relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “Who Cares Wins”” (Ganha quem se importa, na tradução), apontou que as empresas que se preocupam com esses três valores - ambiental, social e governança - traz benefícios para a sociedade, mas também agrega valores aos negócios.

Um relatório da PwC, apontou que até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa aproximadamente US$ 8,9 milhões. No Brasil, os fundos envolvendo essa prática, captaram R$ 2,5 bilhões até 2020. Aplicar o ESG é uma prática cada vez mais comum no país - essa também é uma forma de aumentar a competitividade no exterior.

Princícpio do EGS

São três os pilares do ESG: ambiental, social e governança. Mas para poder entendê-lo profundamente, o que também permite maior conhecimento em relação à prática em si, é preciso analisá-los individualmente.

+ Acompanhe o Grupo Albatroz nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin

Ambiental

Ações da empresa voltadas ao meio ambiente. Ou seja, está relacionada ao comportamento que a organização tem em relação aos consumo dos recursos naturais do planeta, como: emissão de carbono e demais gases poluentes, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição do ar e água e afins. Algumas boas práticas ambientais são:

  • Uso de energias renováveis
  • Diminuir a geração de resíduos
  • Diminuir ou acabar com a emissão de gases de efeito estufa
  • Não poluir a água

Social

Como a empresa lida com a questão da inclusão e diversidade? É aqui que entra a parte social do ESG. Este pilar se mostra mais presente e necessário. Olhar para essas questões, faz com que o seu negócio se diferencie e se destaque, até porque, as pessoas tem buscado e apoiado organizações que sejam abertas para todos os tipos de públicos. Algumas boas práticas sociais são:

  • Política de inclusão e diversidade
  • Priorizar o bem-estar no ambiente de trabalho
  • Contribuir com projetos sociais
  • Ajuda no desenvolvimento intelectual dos profissionais

Governança

A última letra do ESG trabalha com foco na função administrativa e gestão da empresa. Ou seja, levando em consideração a independência e diversidade do conselho, política de remuneração de altos cargos, transparência e ética da instituição. Aqui também entra um outro fator de quatro letras que também ganhou visibilidade nos últimos anos, a LGDP. A governança também precisa cuidar dos dados e privacidades dos colaboradores, dando-lhes segurança e integridade de seus dados. Algumas boas práticas governança são:

  • Transparência e ética
  • Combate a corrupção
  • Cargos diversos e inclusivos

Como aplicar o ESG no dia a dia?

Com a explicação a respeito do que significa cada uma das letras do ESG, ficou mais fácil saber como deixar sua empresa dentro dos padrões que estão sendo exigidos. Porém, caso não saiba por onde começar, deixamos aqui algumas dicas que também podem servir como um roteiro ou apenas um direcionamento.

  • Defina as estratégias de ESG e a estruturação dos dados - existem ferramentas que podem te auxiliar neste momento, como: PDCA, 5W2H,


  • Aplicação e aprimoramento - tenha em mente que é um processo contínuo e não algo que acontece da noite para o dia
  • Aposte na sustentabilidade e a faça de base
  • Tenha um setor para realizar a fiscalização

Grupo Albatroz aplica o ESG

Dentre as várias razões que provam que o Grupo Albatroz é uma boa escolha para o seu negócio, está o fato dela ser uma empresa que aplica o ESG no seu dia a dia. São várias as práticas que realizamos constantemente e que cumprem esse os requisitos que são defendidos. Uma delas é a reutilização da água da chuva para utilizá-la no banheiro da organização. Assim evitamos o desperdício de água potável e contribuímos com a sustentabilidade. O reuso de água é uma operação que pode ser feita por todos.

+ Grupo Albatroz faz reuso de água em prol do meio ambiente

Aqui, também temos placas solares na sede da empresa que geram energia para o nosso prédio. Dessa forma, visamos uma forma mais natural de captação de energia para evitar danificar o meio-ambiente e manter os recursos naturais por mais tempo. Outro ponto de destaque é o fato de doarmos as roupas de ex-colaboradores para o Exército da Salvação.

Além desses pontos, constantemente focamos no desenvolvimento dos nossos funcionários, porque além de querermos o melhor para eles, também sabemos que se eles melhoram, a gente também se beneficia. É um crescimento contínuo, tanto das pessoas como das organizações. Apostar no ESG é uma forma que faz com que todos ganhem e se destaquem. Aposte vocês também.