Voltar

Férias seguras: veja como evitar transtornos nessa época do ano

Ter férias seguras nem sempre é uma tarefa fácil. Para evitar transtornos em época festivas durante o final de ano, acompanhe nossas dicas.

Aproveite suas férias com segurança e responsabilidade. Foto: Stux.

Em tempos de pandemia, o termo “férias seguras” tornou-se ainda mais criterioso, principalmente no quesito saúde. Durante os últimos tempos, as viagens começaram a ser temidas por muitas pessoas. Mas com o avanço da vacinação e flexibilização do acesso a cidades e países, é possível viajar com toda a segurança necessária.

Durante as férias de dezembro e janeiro, as pessoas saem de suas cidades rumo ao interior, casa de parentes e para o litoral, o destino mais procurado. De acordo com uma pesquisa feita pelo PoderData, 16% dos brasileiros pretendiam viajar entre o natal e ano novo, dado esse que parece pequeno, mas apresenta o dobro da porcentagem coletada no ano em 2020.

Diante desse cenário, os cuidados precisam ser ainda mais intensos para evitar que o momento de paz, tranquilidade e alegria vire um tormento. Existem algumas dicas que devem ser adotadas para evitar problemas.

Dicas para manter as férias seguras

Mais do que os cuidados a que já estamos habituados para ter férias seguras, a pandemia da covid-19 trouxe ainda mais obrigatoriedade que precisam ser adotadas para evitar transtornos. Confira as principais dicas para curtir suas férias tranquilamente.

Tenha comprovante de vacinação em mãos

Apesar de mais de 60% da população brasileira já ter sido vacinada contra covid-19, os cuidados ainda precisam ser adotados, principalmente com o surgimento de novas variantes, como a ômicron.

Para evitar uma nova proliferação, muitos estabelecimentos que já voltaram a funcionar normalmente, estão exigindo a apresentação do comprovante de vacinação para frequentar o espaço.

Por isso, tenha sempre em mão esse documento para que não corra o risco de não conseguir entrar em algum lugar. A carteira de vacinação pode ser apresentada tanto em papel como digital.

Mais do que o comprovante, é necessário manter os cuidados básicos, como uso constante de higienizante para as mãos e utilização de máscaras de proteção, afinal, ainda estamos em pandemia.

Faça revisão do carro 

Uma das principais coisas que deve ser realizada quando se vai viajar de carro, é se certificar que ele está em bom estado para realização do percurso. Para isso, não deixe de realizar uma revisão do veículo.

Esse processo garante uma viagem mais segura e evita que possa haver algum problema durante o trajeto, seja porque o carro quebrou ou por ter parado em alguma blitz e o carro ser apreendido por não estar nas condições adequadas.

Em viagens feitas de carro, é sempre bom ter duas ou mais pessoas que saibam dirigir, principalmente em trajetos longos. Dessa forma, não sobrecarrega ninguém e dá para ir dividindo. Ter um sono regulado também é uma boa forma de garantir a segurança.

Tranque a casa

Seja em casa ou apartamento, é necessário verificar se portas e janelas foram totalmente fechadas. Como o espaço vai ficar sozinho até o retorno da viagem, é melhor não dar margens para erro ao deixar alguma fresta aberta.

É nessa época do ano que os bandidos aproveitam para invadir as casas e assaltar.

No momento que estiverem saindo de casa, certifique-se de que as luzes foram apagadas e aparelhos eletrônicos e digitais estão fora da tomada, pois caso haja alguma queda de energia, não há risco de que os equipamentos sejam queimados.

Atenção aos documentos 

Os documentos precisam ser um dos principais itens a serem guardados na bolsa de viagem. Seja RG, cartão do plano de saúde, carteira de vacinação, eles não podem ser deixados de lado.

Outro ponto que merece atenção na hora de arrumar as malas, é a quantidade de dinheiro que será levado. Separe o necessário e evite levar uma grande quantia.

Siga as dicas e aproveite a viagem!

Segurança é algo que se tem que ter o ano inteiro, e, em geral, os cuidados não mudam. Porém, em épocas festivas em que há maior quantidade de pessoas indo para o mesmo espaço, é necessário ampliar os cuidados, principalmente quando se trata de criança.

Mas, seguindo essas regras básicas que foram apresentadas, já é uma boa forma de curtir a sua viagem, estar em segurança e ter férias seguras. Contar com profissionais qualificados e treinados para cuidar da residência, é outra maneira de poder aproveitar as férias da melhor maneira.