Voltar

Importância do vigilante na vida das pessoas e no dia a dia das organizações

A importância dos vigilantes está diretamente ligada a um tópico que as pessoas sempre buscam: segurança. Contar com esses profissionais, é ter uma vida mais tranquila.

Profissão vigilante é regulamentada desde 1983.

No mês nos vigilantes não tem nada melhor do que falar da importância que esses profissionais têm no dia a dia da população. Sejam aqueles que trabalham como segurança privada, de produtos de alto valor ou patrimonial, eles possuem um valor significativo. Sabe qual é a importância dos vigilantes? A gente conta para você.

Para entender a necessidade que esses profissionais têm no dia a dia, primeiro é necessário saber quais são e qual sua função. Quem atua na área da vigilância é responsável pela segurança privada e pessoal. Quem atua nessa área precisa passar por um curso de formação para tirar a Carteira Nacional do Vigilante e ter a permissão para atuar na área, já que é um serviço que exige muito cuidado e atenção, principalmente quando se faz o uso de armas e transporte de valor.

Dentre suas principais funções estão: proteger e preservar vidas, bens, patrimônios, moto ronda, controlar entrada e saída do público, ser guarda-costas, ou seja, ele atua na prevenção, mas também está por perto durante o atendimento da ocorrência e nos momentos seguintes.

Importância do vigilante no dia a dia

O vigilante pode atuar em várias frentes e estabelecimentos, sendo alguns deles: colégios e universidades, bancos, transporte, centros logísticos, empresas, portos e aeroportos. Em cada lugar e cada profissional tem uma função, sendo uma necessário mais obrigatoriedades do que outras.

Por estar diretamente ligado à segurança, eles têm como principal objetivo proteger pessoas, espaços e ambientes, um dos principais tópicos que a população busca no dia a dia. Com eles, é possível ter uma vida mais tranquila já que não vai ser necessário ficar sempre com preocupação em relação a estar protegido ou não.

A profissão vigilante é regulamentada no Brasil desde 1983 e “dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências”, de acordo com a lei.

Como vigilante atua?

Existem algumas exigências para quem atua como vigilante, além de ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos, instrução correspondente à quarta série do primeiro grau, ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, entre outras exigências, eles também precisam estar sempre atentos. Atenção, concentração e postura são características importantíssimas de quem atua nesta área. Por se tratar da segurança das pessoas e dos espaços, não é possível se distrair porque qualquer erro pode ser fatal. Um bom profissional de segurança tem uma boa apresentação e sabe lidar com as pessoas. Discrição e atenção, são outros fatores extremamente importantes.

Aqui na Albatroz, nossos profissionais são todos treinados e estão à altura para atender qualquer necessidade e atuar em qualquer espaço, pois, se o assunto é segurança, a gente entende bem. Não é atoa que estamos há mais de 30 anos neste ramo e crescendo.