Voltar

O que um zelador faz e porque ele é importante no condomínio?

Zelador é o responsável pela garantia do bem-estar dos espaços. Com ele, os lugares ficam com todas as áreas em ordem e a manutenção em dia.

Zelador garante a segurança dos condomínios

Uma pessoa que não passa batido por nenhum prédio e que faz total diferença no dia a dia, são os zeladores. Seja na portaria, corredores ou áreas de conveniência, eles estão presentes nos condomínios para fiscalizar e manter o bom funcionamento do espaço.

O zelador pode ser considerado o profissional mais importante dentro de um condomínio, porque além de prezar pelo bem-estar do espaço, ele também tem contato com as outras áreas, para conseguir que os trabalhos sejam realizados da melhor maneira possível.

Mas, se esse profissional é tão importante, qual a principal função dele o que ele faz? Se ainda tem dúvidas sobre essa profissão e o porque deve contar com esse profissional, a gente sana todas as suas questões neste artigo.

O que é um zelador?

Muito se fala sobre zelador, mas pouco se sabe sobre qual é a sua função e como ele atua. Para entender essa profissão, é necessário saber que trata-se de um profissional que coordena o dia a dia de um condomínio e garante que tudo funciona corretamente, seja do lado de fora ou de dentro.

Quem atua nessa área, tem como função principal zelar pelo bem-estar dos lugares além de fiscalizar cada espaço para ter certeza que ele está funcionando da forma correta e, quando há algum problema, agir de forma rápida para que se resolva o da melhor forma possível. Dentre suas obrigações estão:

  • Fiscalizar área comuns;
  • Fazer manutenções básicas;
  • Coordenar trabalho dos demais funcionários, como: limpeza e segurança;
  • Gestão de pessoas;
  • Zelar pelo bem-estar dos espaços;
  • Realizar treinamento com novos funcionários;
  • Gestão de pessoas;
  • Supervisionar

Profissão regida por lei

A profissão de zelador é regida pelo Código CBO: 5-51.20 e caracterizada como: exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.

Eles podem atuar tanto em prédios residenciais como em condomínios comerciais. O tipo de contratação vai depender, podendo ser contratado pelo próprio condomínio ou terceirizado. Nesse último caso, vai ser necessário buscá-los em empresas de segurança e facilities que disponibilizam esses profissionais e os treinam para estarem aptos para o mercado de trabalho, além de darem o suporte necessário para que consigam exercer suas funções corretamente.

Zelador é tão necessário no dia a dia que possuem até uma data própria. 11 de fevereiro foi o dia reservado para celebrar esse profissional. No Grupo Albatroz trabalhamos com zelador. Entre em contato e solicite um orçamento.