Voltar

Por que a limpeza de frutas e verduras é tão importante?

Uma boa higienização previne até 250 doenças.

Água, hipoclorito de sódio e água sanitária são os melhores agentes para limpeza de alimentos.

A limpeza tem sido o principal método de prevenção contra a contaminação causada pelo novo coronavírus. Sabia que nossas mãos e casas não são as únicas que merecem atenção quando se fala de higienização? Frutas, verduras e hortaliças também precisam ser limpas, tanto após a compra, como antes do consumo. Você sabe qual é a maneira correta para fazer isso?

Diferentemente de produtos plastificados, embrulhados ou enlatados, legumes, frutas e verduras ficam soltos em caixotes de armazenamentos e passam por diversas mãos até chegar à sua sua mesa, além da exposição ao ar livre por muito tempo, acúmulo de pó e contato com bactérias e microrganismos, que possibilita a contaminação. Por essas razões, antes do consumo desses alimentos, é necessário realizar uma limpeza rigorosa para eliminar essas substâncias e microrganismos nocivos, diminuindo os riscos de inflamação, infecção alimentar, entre outros contágios.   

Como a limpeza de frutas e verduras deve ser feita?  

Pare e pense: como você lava as suas frutas e verduras? Provavelmente, deve ter lembrado de passar uma água, não é mesmo? Mas sabia que esse método não oferece a limpeza suficiente para todos os seus alimentos? Quando se trata de laranja, abacaxi e manga, por exemplo, ou seja, frutas descascadas para o consumo imediato, essa lavagem simples e tradicional pode ser aplicada, porque auxilia na retirada de resíduos da terra (larvas, parasitas e seus ovos). Agora, quando se trata de frutas consumidas com casca, como, por exemplo, maçã, uva e pera, faz-se necessária uma limpeza mais rigorosa. Essa, por sua vez, poderá ser feita da seguinte forma:  

  • Em um recipiente, adicione água e hipoclorito de sódio ou água sanitária. A quantidade deve ser de 1 colher de sopa da substância química para 1 litro de água. Não esqueça de conferir no rótulo se os produtos podem ser utilizados para limpeza de alimentos; 
  • Mergulhe as frutas e verduras no recipiente e certifique-se que todos estejam submersos;
  • Deixe agir por 15 minutos;
  • Após o tempo necessário, lave as frutas e verduras em água corrente e potável, evitando contaminar os alimentos novamente (em decorrência da lavagem na água da torneira, que pode estar contaminada);
  • Depois de lavá-las, seque e guarde em um recipiente.

Dica da Vovó 

O uso de vinagre na limpeza de frutas e verduras (e até mesmo da casa) é algo que todo mundo já deve ter ouvido falar. Apesar de ser uma boa opção, não é a mais indicada e recomendada, porque o produto remove alguns resíduos, mas não tem o poder de limpeza completa, ou seja, o uso do vinagre não é tão eficaz para a descontaminação dos alimentos.  

Uma boa limpeza evita até 250 doenças  

Parece que não, mas frutas e verduras são capazes de transmitir até 250 doenças quando não estão adequadas para o consumo. Por isso, prezar pela higienização desses alimentos, tornando essa ação um hábitos constante, é uma forma de manter a sua saúde.