Voltar

Porta giratória é uma grande aliada da segurança

Saiba como um equipamento que foi desenvolvido para tornar mais funcional a arquitetura auxilia nos serviços de segurança.

Criada no século XIX a porta giratória só passou a ser utilizada nos anos 90.

Ir ao banco e ser barrado pela porta giratória é algo pelo qual todo mundo já deve ter passado pelo menos uma vez na vida. Afinal, sempre que vamos passar por ela, acabamos esquecendo junto ao corpo itens metálicos como moeda, celular, chave e até o relógio, que impedem a liberação da nossa entrada. Apesar dessa ser uma situação, por vezes, constrangedora, essa porta é uma grande aliada da segurança.

Se você acha que esse equipamento é uma criação recente, está totalmente enganado. A porta giratória foi inventada em 1888, por Van Kennel. A princípio, a ideia inicial era colaborar com a arquitetura e modernizar as entradas dos arranhas-céus da época, mas a inovação também trouxe outras melhorias, como ser barreira contra o ar, fumaças e ruídos.  

Porta giratória na segurança  

Atualmente, a principal função da porta giratória é detectar a presença de metais carregados por pessoas e até indicar sua localização. Essa é uma medida que auxilia o serviço dos seguranças patrimoniais, uma vez que dificulta o acesso de pessoas a bancos e instituições financeiras, por exemplo, portanto objetos perigosos como facas e armas de fogo.

Apesar de inventada no século XIX, a porta giratória só passou a ser utilizada nos anos 90. Devido ao seu fator de destaque, detecção de metais, tornou-se obrigatória em agências bancárias e instituições financeiras. Desde a sua implantação até 2010, de acordo com a Febraban - Federação Brasileira de Bancos - o número de assaltos a esses estabelecimentos diminuiu mais da metade..

Mais eficácia no trabalho do segurança patrimonial

Apesar do segurança patrimonial ser treinado e qualificado para atuar nas mais variadas áreas e atuar em situações distintas, só o seu trabalho sem nenhum auxílio da tecnologia não alcança sua eficiência plena. Por isso, implementar equipamentos como a porta giratória, é uma forma de oferecer a melhor proteção para quem adquire o serviço, pois dispondo desses mecanismo você fornece auxílio para os profissionais e potencializar sua atenção e eficácia.

Já pensou se esse dispositivo não existisse esse meio e fosse necessário que cada agente de segurança precisasse tomar conta dos acontecimentos e revistar cada pessoa a entrar no local? Além do tempo gasto e necessidade de disposição de mais pessoal, sua concentração também seria prejudicada, o que poderia acarretar em falhas de segurança, que não é o que as pessoas esperam.