Voltar

Quer ter uma saúde financeira? Confira as dicas que separamos

Corte de gastos e organização são requisitos fundamentais.

Falta de estabilidade financeira pode prejudicar a saúde mental.

Ter saúde financeira é algo que atrai boa parte das pessoas. Afinal, nada melhor do que estar com as contas em dia e ainda sobrar um dinheiro para fazer gastos pessoais. Porém, por maior que seja o desejo por esse bem-estar, não é fácil ter essa estabilidade. Pelo contrário, é necessário algumas atitudes frequentes, ainda mais quando somos pegos de surpresa por algum acontecimento, como é o caso do novo coronavírus que tem mexido com a renda de alguns brasileiros.

Você sabe quais são as principais ações que precisam ser tomadas para ter uma saúde financeira? Neste artigo, separamos algumas dicas para auxiliar no dia a dia.  

O que é saúde financeira?  

Antes de começar a aplicar as dicas para ter uma saúde financeira, é necessário saber o que ela significa. Por sua vez, consiste em uma estabilidade. Ou seja, se dá quando você possui um controle do seu dinheiro e, dessa forma, é capaz de manter os gastos necessários e ainda conquistar sonhos pessoais, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Algumas dicas para esse alcance são:

  • Tenha uma planilha de ganhos e gastos; 
  • Trace objetivos financeiros;
  • Acabe com as dívidas;
  • Controle os gastos;
  • Faça um orçamento detalhado.

Ser organizado ajuda na estabilidade financeira

Um ponto crucial para ter saúde financeira é ter organização, porque assim você consegue ter um controle detalhado a respeito dos seus gastos e dos itens que são ou não necessários adquirir. Mas não é só isso. Ao se organizar, você consegue planejar com mais precisão um sonho, seja uma viagem ou compra de algo.

Guarde dinheiro mensalmente  

Todo mês, guarde uma pequena quantia do dinheiro que recebe. Porque ele pode servir tanto para execução do seu sonho ou ser utilizado em alguma situação de emergência que exija um gasto maior.  

Invista em trabalhos à parte  

Por vezes, só o dinheiro que recebemos em nosso trabalho fixo não é o suficiente para sustentar nossas desejos e necessidades. Então, buscar um trabalho à parte que possa complementar a sua renda é uma maneira de conquistar a saúde financeira. Mas, lembre-se, por mais que seja bom ter dinheiro, não se esqueça de manter a saúde mental, porque trabalho em excesso ou falta de estabilidade podem prejudicar o bem-estar e, com isso, além de ter problemas monetários, também prejudicará outra área.  

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal. Fique ligado!