Voltar

Saiba quais são os espaços mais sujos do ambiente de trabalho

Ter uma periodicidade de limpeza evita a proliferação dos vírus, melhora a produtividade dos colaboradores e preserva a saúde de todos.

Os pequenos espaços são os que mais acumulam microrganismos.

 O ambiente de trabalho é um dos locais em que sempre há pessoas transitando de um lado para o outro, sejam elas um público fixo ou flutuante. E, devido à grande quantidade de transeuntes, tende a acumular vírus, bactérias e demais microrganismos que podem ser nocivos para a saúde, sendo alto o número de infecções que podem ser desenvolvidas.  

Por isso, é importante que o ambiente de trabalho seja limpo constantemente e tenha uma periodicidade da atividade, porque, além de garantir o bem-estar dos colaboradores, é necessário manter a organização para fazer com que o trabalho flua mais e os trabalhadores sejam mais produtivos. Mas, você sabe quais são os espaços que merecem uma atenção especial?  

Espaços sujos do ambiente de trabalho  

Os microrganismos não morrem após saírem do hospedeiro, pelo contrário, eles ficam por alguns segundos no ar e depois instalam-se em superfícies antes de morrerem. Esse curto tempo que ficam soltos é o suficiente para infectar quem tenha passado por ali. É por essa razão que o ambiente de trabalho necessita de limpeza constante.  

Dentro desse espaço, existem alguns equipamentos que precisam de uma atenção especial, principalmente se eles forem de uso compartilhado ou acessível a todos. Alguns deles são:

  • Corredores e botões de elevadores; 
  • Maçanetas;
  • Porta do escritório;
  • Teclado e mouse;
  • Telefones de sala de conferência;
  • Copos de café.

Cuidados com objetos compartilhados  

Muitos ambientes de trabalhos possuem equipamentos que são compartilhados entre os colaboradores. Nesse caso, além da limpeza tradicional, algo que precisa ser frequente no dia a dia é a higienização que antecede o uso dos materiais e a que sucede. Pois, dessa forma, estarão sempre em plenas condições evitando a contaminação de quem irá fazer a utilização.

Apesar dos locais citados serem os que mais acumulam microrganismos, não indica que as outras partes não mereçam atenção. Pelo contrário, todo local precisa ser limpo constantemente e, se possível, seguir um cronograma de limpeza que varia de acordo com cada empresa.

Prevenções que devem ser frequentes  

Os vírus e bactérias estão presentes em todos os ambientes. E, tirando a pandemia do novo coronavírus, que fez com que a rotina de trabalho fosse alterada e boa parte das empresas passassem a adotar o home office, em dias normais, é impossível deixar de frequentar os escritórios para evitar o contágio pelos demais vírus e bactérias.

Por isso, existem algumas medidas que devem ser frequentes em todos os locais. São elas: higienização das mãos com frequência; consumir alimentos ricos em vitamina C para melhorar o sistema imunológico; manter portas e janelas abertas para circulação do ar; não fazer aglomerações. 

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.