Voltar

Segurança Patrimonial: como esse profissional atua?

Tudo o que possuímos é nosso patrimônio e precisa de proteção. Sabia como assegurar os seus bens.

Com atuação desde 1967, a profissão surgiu com uma alternativa para combater assaltos.

A presença de segurança em condomínios, empresas, casas, estabelecimentos e afins, é algo que observamos frequentemente. Geralmente, as pessoas contratam esses profissionais visando a proteção de seu bem e segurança pessoal. Por vezes, esse serviço é destinado ao segurança patrimonial. Você conhece a profissão e sabe qual é a sua função?

Para começar a explicar o serviço, é necessário uma contextualização a respeito do que é patrimônio. Provavelmente, você já ouviu falar em patrimônio cultural, não é mesmo? Afinal, existem vários espalhados pelas cidades. O conceito de patrimônio não restringe apenas a espaços e objetos que tenham um valor simbólico e explicativo a respeito de algo ou um lugar. Pelo contrário, tudo aquilo que possuímos também podem ser classificados como patrimônio e digno de preservação. E é para garantir a proteção de nossas posses e integridade que contratamos a segurança patrimonial.

As funções do segurança patrimonial

As funções exercidas pelo segurança patrimonial são muito amplas, por isso há dúvidas a respeito de quais são suas atividades de fato. Trata-se de uma classe de profissionais que vão atuar em todos os segmentos que prezam pela segurança e proteção de pessoas e do local em qual atua, independente do porto. São suas atribuições:

  • Combater incêndios;
  • Evitar furtos, roubos e assaltos;
  • Impossibilitar ações que coloquem em risco frequentadores do local, como o consumo de bebidas alcoólicas e drogas em locais proibidos;
  • Agir contra sequestros;
  • Atender a acidentes até que os demais socorristas cheguem ao local.

Por ser um cargo que exige diversas competências de seus profissionais, geralmente, os contratantes tendem a procurar por empresas que oferecem o serviço de segurança patrimonial, devido, principalmente, à experiência, qualificação e treinamentos rigorosos que buscam.

Origem da profissão

Com atuação desde 1967 no Brasil, quando a segurança patrimonial (também chamada de privada), passou a ser exercida por pessoas que não eram da área militar. O serviço surgiu com o intuito de diminuir o número de de assaltos a bancos, o que ocorria com frequência. Como solução para o problema, uma lei foi criada, regulamentando a profissão e abrindo espaço para trabalhadores qualificados atuarem na área.

Desde sua regulamentação, o ramo da segurança patrimonial cresceu e surgem, até hoje, empresa que oferecem esse serviço para quem deseja proteção profissional do seu patrimônio, segurança e bem-estar para as pessoas.