Voltar

Serviços gerais: o que os profissionais dessa área fazem?

Existem duas maneiras para trabalhar nesta profissão. Uma é por meio de concursos públicos e a outra é ingressando em uma empresa terceirizada que oferece o serviço.

Serviços gerais engloba várias profissões.

Serviços gerais! Provavelmente você já ouviu falar dessa profissão, conhece alguém que atua ou trabalha na mesma, não é mesmo? Afinal, esses profissionais estão presentes por toda a parte e são os responsáveis pela manutenção do bem-estar de prédios, condomínios, escritórios e muito mais.

Porém, apesar de ser grande o número de pessoas que atuam na área de serviços gerais, é normal o questionamento sobre o que eles fazem e quais as características que os diferenciam das demais profissões, como: auxiliar de limpeza e porteiro. Neste artigo, abordamos esse assunto para poder solucionar essas questões.  

O que faz um profissional de serviços gerais?  

A primeira coisa que precisa saber sobre os serviços gerais é que, como já dá para entender pelo próprio nome, trata-se de uma profissão ampla, ou seja, não atua em um setor específico, pelo contrário, engloba várias áreas. Dentre as suas funções, estão: 

  • Diagnóstico e solução de problemas do patrimônio; 
  • Manutenção de equipamentos;
  • Retirada de lixos;
  • Entrega de correspondência;
  • Transmissão de informações e recados.

Ou seja, tudo o que está relacionado com a conservação do patrimônio no qual atua, fica por conta do profissional de serviços gerais.  

Outras atribuições  

Mais do que deixar o ambiente em bom estado e entregar cartas e recados, às pessoas que atuam nessa área também são responsáveis por repor os materiais que estão faltando para a execução dos demais trabalhos. Então, ele que deve solicitar a compra de produtos e equipamentos e recrutar novas pessoas para auxiliar na preservação do patrimônio.   

Terceirização do serviço  

Para atuar nesta área existem duas possibilidades: você pode se candidatar aos concursos públicos para trabalhar em organizações públicas, ou se candidatar às instituições privadas que têm o serviço terceirizado.  

O motivo dos serviços gerais serem à parte, é porque como ele exige treinamentos específicos para atuação, devido à quantidade de funções a serem exercidas, empresas particulares que têm esses profissionais oferecem cursos e demais requisitos para que as pessoas possam trabalhar com excelência e atender às necessidades do local em que atuam.  

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.