Voltar

Terceirização e prestação de serviços em tempos de pandemia

Nosso Gerente de RH, César Branco, falou como as medidas do governo tem ajudado as empresas a se manterem e evitado que o número de desempregados no país seja maior.

Com o coronavírus, todos os setores e pessoas precisaram mudar a rotina.

Na live “Terceirização e prestação de serviços em tempos de pandemia”, exibida no dia 10/07, no instagram da Albatroz, com o nosso Gerente de RH, César Branco, falamos sobre o mercado de trabalho no cenário atual e como as medidas impostas pelo governo têm ajudado as empresas a se manterem e evitado que o número de desempregados no país seja maior.

“Foi muito bom o governo criar MP. Foi uma sacada inteligente, porque não deixou as pessoas desamparadas. Hoje, a gente manteve milhões de empregos por causa dessas decisões” - César Branco.   

Importância do RH na pandemia  

Dentre várias adaptações e mudanças, o setor de recursos humanos também precisou mudar, principalmente para realizar as entrevistas e fazer o recebimento de currículo, uma vez que, a tradição da Albatroz é o preenchimento de fichas presencial.  

“Uma das primeiras medidas que tomamos foi bloquear o acesso de entrega de currículo presencial para evitar aglomeração. Então, começamos a ver um aumento no envio pela internet, tanto pelo site como pelo e-mail da empresa. Deixamos o atendimento presencial para realização do processo seletivo e seleção, porém todos tinham horário marcado e deveriam estar utilizando máscara. Disponibilizamos álcool em gel para que todos os candidatos tivessem acesso”.  

Estratégia do RH no home office 

O home office foi adotado por algumas empresas, porém, não foram todas as áreas que tiveram o privilégio de trabalhar remotamente. Então, foi necessário impor medidas para manter a proteção daqueles que continuaram exercendo o serviço no escritório.

“As áreas que tiveram condições de trabalhar de home, nós disponibilizamos porque era uma forma de evitar aglomerações aqui na empresa, porque a parte operacional não podia deixar o escritório. Liberar quem podia, foi uma forma de diminuir o acesso das pessoas ao escritório”.  

Com a flexibilização, a retomada das atividades voltaram. Mas os cuidados ainda vão ser necessários. Então, será importante continuarmos nos adaptando e, por um bom tempo, nós, brasileiros, vamos ter que encontrar uma nova forma de cumprimentar um colega de trabalho, porque beijos e abraços estão suspensos e sem data de retorno.

A live completa pode ser conferida em nosso IGTV.