Voltar

Você sabe a origem e história do setembro amarelo?

Campanha que foi originada do suicídio de um jovem norte-americano passou a vigorar no Brasil em 2015. O suicídio é o principal motivo de morte entre jovens de 15 a 19 anos no país.

Campanha do Setembro Amarelo mostra a importância de dar visibilidade à prevenção do suicídio.

A campanha de prevenção contra o suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, tem ganhado cada ano mais força. Apesar do desenvolvimento da mesma, muitas pessoas desconhecem a sua origem. Você sabe a qual é a história do Setembro Amarelo?

Tendo como causa principal o suicídio - segundo os dados da Organização da Saúde (OMS) de 2012, anualmente 800 mil pessoas tiram a própria vida, sendo um acontecimento a cada 40 segundos - a história do Setembro Amarelo surgiu devido a um jovem norte-americano de 17 anos, conhecido como Mike Emme, que tirou a própria vida. A escolha da cor para representar o mês tem ligação com um Mustang amarelo que ele usava. 

História do Setembro Amarelo começou com pequenos laços 

Após o suicídio de Mike, que pegou todo os amigos e familiares de surpresa, pois ninguém desconfiava pelo o que ele estava passando, em seu funeral, foi realizada uma cesta de cartões e fitas amarelas que continham a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Nove anos depois do acontecido, a OMS decretou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. 

Principais causas de suicídio

Não existe uma única causa que faz com que alguém se suicide. Pelo contrário, existem vários acontecimentos que vão ocasionando esse fato, mas a depressão é o principal fator. Outros que podem ser citados são:

  • Alcoolismo;
  • Drogas;
  • Transtornos mentais;
  • Síndrome de Burnout;
  • Doenças físicas crônicas;
  • Estresse e ansiedade.

Principais sintomas

Alguém que pretende cometer suicídio pode apresentar sintomas visíveis ou não, por isso é necessário sempre estar atento e se preocupar com mudanças bruscas de comportamento. Entre os principais sintomas de suicídio, estão:

  • Dificuldade para se relacionar com amigos e familiares;
  • Ser diagnosticado com transtornos mentais;
  • Excesso de irritabilidade, pessimismo e apatia;
  • Mudança na alimentação e sono;
  • Ter humor instável e personalidade impulsiva e agressiva.

Setembro Amarelo no Brasil

Apesar da campanha contra o suicídio ter sido criada em 2009, no Brasil, ela só passou a atuar em 2015 quando o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação brasileira de Psiquiatria (ABP) se juntaram e lançaram um projeto que tem como propósito conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio e dar visibilidade à causa.

Hoje, estima-se que no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa comete um atentado contra a própria vida, sendo a maior taxa entre 15 e 19 anos. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre os jovens no país. 

No Blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.