Voltar

Você sabe o que é patrimônio e a diferença entre eles?

Todos os tipos de patrimônio precisam de proteção, seja ele público ou privado, é necessário o trabalho da segurança e limpeza para manter o bem-estar e conservação dos espaços.

Patrimônios são bens possuídos por alguém, seja uma entidade ou uma pessoa.

Muito se fala em patrimônio, seja ele público, privado, cultural ou histórico, entretanto, nem todo mundo tem conhecimento a respeito do que é. Você sabe o que é um patrimônio e a diferença entre cada um deles? Para explicar a definição é necessário entender o que são essas propriedades.

Patrimônios são bens possuídos por alguém, seja uma entidade ou uma pessoa. Ou seja, referem-se a imóveis, automóveis, móveis, acessórios, tudo o que pertencer a uma pessoa ou entidade. Independe de ser um bem ou dívidas, está inclusa na definição. Mas os fins contábeis só classificam como patrimônio itens de valor monetário.  

O que são patrimônios público e privado?  

Os patrimônios podem ser classificados de duas formas, público ou privado, tudo vai depender de quem é o seu possuinte.

Patrimônio público 

Tudo o que for de domínio do estado e a população tiver o direito de utilizar sem destruir ou se apossar está incluso em patrimônio público. Então são:

  • Praças; 
  • Estátuas;
  • Igrejas;
  • Escolas.

Patrimônio Privado  

São todos os bens que pertencem a um indivíduo específico, seja uma pessoa ou empresa. Ou seja, não estão abertos à utilização de todos, a não ser que tenham sido liberado pelo proprietário. Se encaixam nessa definição os seguintes espaços:

  • Imóveis; 
  • Terrenos;
  • Veículos;
  • Móveis;
  • Dinheiro.

Existe um tipo de patrimônio que se encaixa entre os dois acima, o chamado patrimônio coletivo. Ele recebe essa definição pelo fato de ser do uso de todos, ou seja, não é nem público e nem privado. No Brasil existem alguns espaços que recebem essa definição. São eles: reservas indígenas e terras quilombolas.

Patrimônio Cultural e Histórico 

Patrimônio histórico e cultural, essas são as duas formas de classificá-los. Conforme descrito no Decreto Lei nº 25 de 1937, o primeiro, ou seja, patrimônio histórico, está associado ao conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, que por sua vinculação a fatos memoráveis da história do país, seja por seu valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Proteção dos espaços

Todos os tipos de patrimônio precisam de proteção, seja pelo pertencimento a alguém ou por contarem a história de uma determinada sociedade. Por isso, esses espaços precisam de profissionais da área de segurança e limpeza. Porque, mais do que vigilantes para garantirem o bem-estar do lugar, é necessário uma organização constante para manter a conservação do espaço. Esse é um dos campos de atuação do Grupo Albatroz.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.