Voltar

Você sabe qual a forma correta para montar seu currículo?

Não ultrapassar duas páginas é um ponto de destaque.

Evite a utilização de e-mails informais e se prolongar os assuntos.

Montar seu currículo é o primeiro passo para conseguir uma entrevista de emprego. Afinal, é por meio dele que você se apresenta para empresa e descreve as suas competências, conhecimentos e informações pessoais. Mas, apesar deste ser um requisito básico e importante para conseguir ingressar no mercado de trabalho, é normal ter dúvidas sobre como deve ser a elaboração deste documento.

Segundo a Harvard Business Review, um empregado demora sete segundos para ler o resumo profissional de um candidato. Por isso, montar seu currículo com as informações mais cruciais, e de maneira atrativa e objetiva, é o caminho mais recomendável para chamar atenção e se destacar entre os demais candidatos. Outro requisito que deve ser seguido é nunca ultrapassar duas páginas.  

Passo a passo para montar seu currículo  

Nome, contato e experiências: esses são os tópicos indispensáveis quando você está elaborando um currículo. Mas não são os únicos. Abaixo, separamos o que não pode ficar de fora.

Informações pessoais

Essa etapa consiste em colocar o seu nome, telefone para contato e e-mail, porque é dessa maneira que o recrutador sabe quem você é e a forma para entrar em contato. Lembre-se, utilizar e-mail informal não é uma alternativa viável, por isso, aposte em um mais profissional e, caso não tenha, monte um novo.

Objetivo

O que você está procurando no mercado de trabalho? Nessa parte é onde deve ter o que deseja. Por exemplo: Estágio em comunicação; Analista de RH. Não é necessário se prolongar, apenas uma frase é o suficiente para compor este tópico.

Formação Acadêmica

Qual seu nível de escolaridade? 1ª Grau? 2º Grau? Ou ensino superior? Sinalizar a instituição de ensino, nível e curso é importante, principalmente quando se trata de estágio. Os dados devem seguir a seguinte ordem:

  • Nome da instituição de ensino;
  • Curso;

Experiência profissional

Você já trabalhou em algum lugar? Ou é o seu primeiro emprego? Caso a resposta seja a primeira, é necessário colocar os trabalhos que já teve, e responder às seguintes perguntas:

  • Nome da empresa;
  • Cargo;
  • Período de trabalho;
  • Funções que executava.

Quando for montar seu currículo, não se esqueça de colocar as experiências em ordem decrescente, sempre do mais recente para o mais antigo.

Habilidades e Competências

Quais requisitos você possui que são interessantes para a vaga em questão? Quais são os cursos realizados e experiências que possui (não é necessário ser profissional)? Aqui, deve adicionar aqueles itens que se encaixam com a vaga que busca.

Idiomas

Caso você possua conhecimento em outros idiomas, é importante indicar quando for montar o seu currículo, junto com a classificação que possui: básico, intermediário, avançado ou fluente.

Se frequentou alguma escola de idiomas, é importante adicionar o nome da instituição, o período que esteve lá e o nível de conhecimento que possui na língua.

Informação adicionais

Este é um espaço livre para você colocar outros dados que ache importante, como: participação em palestras, cursos fora da área pretendida, prêmios, projetos à parte que tenha realizado e outras informações.

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.